quarta-feira, 6 de abril de 2011

SOBRE O FILME PERFUME DE MULHER

Parece vergonhoso o que irei falar, mas desde que foi lançado, em 1992, o filme “Perfume de Mulher”... Sempre achei o nome poético, e romântico, porém na época eu tinha apenas 9 anos e não me interessava por filmes assim... Cresci ouvindo comentários sobre o filme, mas os comentários ao meu redor eram sempre “Este filme é maravilhoso, excelente”, o que na minha ingenuidade confirmava a idéia de que se tratava de um filme de amor... A vergonha está em não ter procurado saber mais sobre o filme e não ter procurado pelo mesmo em locadoras, porém talvez nunca o fizesse antes pois ainda não tinha maturidade suficiente para entender a essência do mesmo... Semana passada entrei num site especializado e resolvi comprar alguns DVDs e “Perfume de Mulher” estava entre os meus escolhidos...

O filme é realmente poético e também romântico (não no sentido que eu havia pensado aos meus 9 aninhos)... Esta poesia e romantismo aparecem no decorrer do filme... Al Pacino é um tenente-coronel, cego (Frank Slade), aparentemente um homem de mal com o mundo, rude e grosseiro com as pessoas ao seu redor (percebe-se que age assim em resposta às “surras” que levou da vida), após uma temporada no asilo (por não ter onde ficar desde que saiu do exercito) sua sobrinha o leva para morar em sua casa. Esta está de viagem marcada com o marido e os filhos para comemorar o dia de Ação de Graças e coloca um anúncio numa escola da região para contratar alguém que se interesse em trabalhar no feriado como acompanhante do tio... Eis que surge um estudante interessado pelo trabalho e já no primeiro encontro é atingido pelas grosserias do Coronel, este é o personagem de Chris O’Donnell (Charlie Simms)... Os dois fazem uma viagem para Nova Iorque, nesta viagem o Coronel quer desfrutar de alguns prazeres (Hospedar-se no melhor hotel, saborear o melhor vinho, ir ao melhor restaurante, rever seu irmão e ter uma noite de amor com uma mulher maravilhosa), pois pretende em seguida acabar com a própria vida (para ele a mesma perdera o sentido), coisa que Charlie demorou para perceber...

Enfim.... Os dois se tornam grandes e bons amigos... Coronel aos poucos tira a carapaça e se mostra um homem poético e sensível, Charlie tenta a todo custo convencê-lo a não se matar e faz com que seus dias sejam os melhores de sua vida e lhe mostra o quanto a vida faz sentido e o quanto ele ainda tem para viver e aproveitar...

A Cena do tango com a música “Por una cabeza” (de Carlos Gardel) é um espetáculo á parte.... Cena extremamente emocionante, envolvente... Confesso até que me interessei muito mais em assistir ao filme, pois antes me apaixonei por este tango...

Um filme maravilhoso... Poético... Romântico... Envolvente... Transmite muitas mensagens para refletirmos, tais como a de darmos valor à vida...  E claro, Al Pacino simplesmente arrasaaaaaaa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário